Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Se não fosse isso, era GG
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 O sombrio terreno do Shark

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Chousth

Chousth


Mensagens : 88
Data de inscrição : 22/04/2011
Idade : 34
Localização : ZITO Land

O sombrio terreno do Shark Empty
MensagemAssunto: O sombrio terreno do Shark   O sombrio terreno do Shark Icon_minitime1Sex Jul 22, 2011 8:42 pm

O sombrio terreno do cheat em Pokémon


Os que jogaram Pokémon nos seus tempos dourados, em meados de 2000 a 2005, na sua grande maioria, vão se identificar de cara com o que vou escrever aqui. Vou falar de algo que está constantemente presente, atualmente, nos torneios renomados e em partidas amistosas de Pokémon: o cheat. Vale ressaltar, de início, para não gerar dúvidas, que considero “cheat” enquanto qualquer mecanismo externo ao jogo, seja edição direta ou previsão das eventualidades do jogo. Entram no bojo da discussão, portanto, editores, tendo como seu maior representante o Pokesav, e os programas de previsão de eventualidades, a exemplo do RNG (Random Number Generator). Antes de comentar qualquer coisa do tipo “ah, mas RNG não mexe no save! Então não é cheat!” gostaria que lesse os argumentos que vou aqui lançar.


Era uma vez...

Quando os primeiros jogos da franquia dos monstrinhos de bolso foram lançados aqui no ocidente, a competitividade demorou um tempo pra, digamos, “entrar na moda”. Primeiramente porque o jogo não era tão difundido como nos dias de hoje e pelo fato de as batalhas serem feitas unicamente através do sempre problemático Cabo Game Link. Os jogadores prezavam, portanto, por completar a pokedex e derrotar a Elite Four.
Com a difusão do anime e o surgimento de Pokémon Yellow Version, mais pessoas começaram a obter o game e, assim, começaram a tomar gosto pelas disputas. Alguns torneios de bairro surgiram, mas sempre sem muita restrições e contando com a freqüente participação da turma de Ash: Pikachu, Charizard, Snorlax, etc. A intenção era, de fato, a diversão, a troca de experiências, a amizade.
Com a chegada de Gold & Silver e o aperfeiçoamento das batalhas, o número de treinadores aumentou drasticamente: todo mundo queria ter um Game Boy Color só pra colecionar o treinar seus Pokémons. O surgimento da LOPE (Liga Oficial de Pokémon Evolution) alavancou e expandiu o universo competitivo no Brasil, tornando o cenário de vez engajado no universo das batalhas.
Esse contexto permaneceu estável até as versões de Advance. Mas, com a chegada das 4º geração no DS...

Carne de tubarão pra dar e vender!

O cenário no qual nos encontramos atualmente, na quinta geração dos games de Pokémon, dispensa descrições. Dois fatores contribuíram diretamente para o crescimento dos cheats, edições e afins: 1º a conectividade, agora via wifi, nos permite batalhar não somente com nossos amigos de bairro, mas com todo o mundo. Tal fato difundiu os fóruns competitivos e, assim, os jogadores viam a necessidade de ter bons times em pouco tempo para mostrarem ao mundo que são bons e, com isso, ganhar status na comunidade virtual; 2º: com o surgimento dos flashcards, pode-se facilmente editar seus monstrinhos com apenas alguns cliques.
O que nos anos 2000 tinha como objetivo unicamente a diversão e competição saudável se tornou, hoje, uma gladiação por status. É a máxima da produtividade: quem não edita não progride. E assim o cenário, antes amistoso e cordial, tornou-se um antro de sedento por vitórias, uma briga de egos. Paranormalmente, os editores não assumem que editam (tal fato comentei comicamente em outro texto). Horas são gastas em estudos de edições (PID, HHV, RNG, o caralho de asa, etc), bem como as informações dos Pokémons lendários (afinal, não podemos demonstrar um errinho na edição!). Horas que são gastas não no jogo, treinando, effortando e capturando Pokémons, mas em formas de dar uma rasteira nos limites do cartuchinho.
Mas, afinal, por que jogamos Pokémon?

Entre a competição e a diversão


Essa polêmica das edições em Pokémon rende muita conversa, e não é de hoje. Em um dos tópicos referentes ao Desafio a E4 da LOP-ON, eu li uma coisa interessante vinda de um jogador. Algo que concordo e reflito há bastante tempo. Eu acho que os jogos de Pokémon, no que toca o aspecto competitivo, estão indo por uma direção contrária à que, na sua essência, significam. A meu ver, os IVs surgiram com a intenção de tornar seu Pokémon único, com características únicas. E daí posso dizer que esse é meu Infernape, meu Swampert, meu Breloom. Editar o Pokémon, tornando-o top 31, vai acabar por destruir tudo isso: acabamos com a individualidade dos monstrinhos e temos, agora, um exército de cópias previsíveis.
Atualmente, em particular, estou meio parado das competições. Não consigo mais seguir o ritmo de jogo que os fóruns me exigem. Black/White chegaram no ocidente em Julho, se não me engano, e poucas semanas após (desconsiderando os que jogavam a versão oriental) já se via times completos e complexos. Seguir esse ritmo exigiria entrar na onda, na dança do tubarão.
Portanto, para suprir essa necessidade, para balancear os dois pólos competição~diversão, estou adotando o uso dos Simuladores. Quando me bate a vontade de competir, parto para os simuladores. Lá, é todo mundo de igual pra igual, com times de fato no máximo, pois é essa a finalidade do simulador. No DS, faço ovos aos poucos, com muita calma, termino alguns eventos ingame, completo a pokeDex, ganho alguns Battle Points...

Mas, afinal, porque (não) editar?

No fim de toda essa ladainha de um velho rabugento e cansado, resta-nos perguntar: vale a pena editar? Bem, aí todos sabemos que é uma questão estritamente subjetiva. Quer ter prestígio virtual em fóruns renomados? Ter userbars reluzentes que demonstram que você derrotou deus e o mundo? Não liga para o real objetivo de se jogar Pokémon: treinar o seu Pokémon? A resposta é clara: edite. (Há exceções!)
Por outro lado, se valoriza os primórdios dos games, onde treinar um Pokémon significava de fato se esforçar naquilo... siga, alternativamente, pelo caminho da normalidade do jogo.
Não tenho a intenção de, nesse texto, diminuir o uso de editores. Não recrimino, mas opto pelo outro lado da força. O que importa, no final, é se divertir sem desrespeitar o adversário. Tomando as sábias palavras de Terry Kloak, aka Pai Véi: Eu jogo da maneira que eu me divirta; se se divertem editando, que o façam.


p.s: Mas que os tempos de GSC dão saudades... ah se dão...

Falou!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Elfoapelão
Admin
Elfoapelão


Mensagens : 42
Data de inscrição : 29/08/2010
Idade : 40
Localização : Recife

O sombrio terreno do Shark Empty
MensagemAssunto: Re: O sombrio terreno do Shark   O sombrio terreno do Shark Icon_minitime1Sáb Jul 23, 2011 10:03 am

Estou sem palavras para descrever a profundidade do texto. Mas acho que, o sentimento dos velhos conservadores, foi lavado junto com esse texto.
Realmente os cheats na minha opinião estragou a magia que existia na serie pokemon. Existem pessoas que cansaram da vida de effortar e tudo mais por falta de tempo e outros motivos. Mas mesmo assim ainda acho que o effort não é no pokemon, mas na verdade no treinador.
Sei que sou muito noob e muitos sabem que sou. Mas realmente sinto saudades dos tempos de GSC como o Chousth falou.
Então fica ai o texto como reflexão. Mas concordo plenamente quando diz: se é pra se divertir, faça a sua maneira.
Ir para o topo Ir para baixo
http://elfoapelao.blogspot.com
terrykloak

terrykloak


Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 38
Localização : Recife

O sombrio terreno do Shark Empty
MensagemAssunto: Re: O sombrio terreno do Shark   O sombrio terreno do Shark Icon_minitime1Sáb Jul 23, 2011 10:34 pm

Texto perfeito!Desde sempre escolhi jogar o jogo.Os que defendem o uso d editores argumentam que oq vale eh predicar e montar times.Esse ultimo,alias,ja esta em segundo plano faz tempo. Mas bem,cada um joga como quer.So acho meio incoerente comprar um Ds pra se jogar como nos simuladores
Ir para o topo Ir para baixo
Renan




Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/07/2011

O sombrio terreno do Shark Empty
MensagemAssunto: Re: O sombrio terreno do Shark   O sombrio terreno do Shark Icon_minitime1Dom Jul 24, 2011 9:02 am

sinto amor pelos meus bichos, pois acompanho-os desde o nascimento, mas não vejo mal em alguém usar editores desde que o faça direito, pois há quem não tenha tempo ou paciência pra fazer times do modo tradicional, e isso meio que afasta alguns jogadores potencial
Ir para o topo Ir para baixo
Chousth

Chousth


Mensagens : 88
Data de inscrição : 22/04/2011
Idade : 34
Localização : ZITO Land

O sombrio terreno do Shark Empty
MensagemAssunto: Re: O sombrio terreno do Shark   O sombrio terreno do Shark Icon_minitime1Seg Jul 25, 2011 1:36 am

Citação :
So acho meio incoerente comprar um Ds pra se jogar como nos simuladores


Pô, Daniel, só isso resumiu a ideia toda. sausuahhusshuasa
Ir para o topo Ir para baixo
Ralf S.

Ralf S.


Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 33
Localização : Yellow Wood Beach

O sombrio terreno do Shark Empty
MensagemAssunto: Re: O sombrio terreno do Shark   O sombrio terreno do Shark Icon_minitime1Ter Jul 26, 2011 12:10 am

Uns concordam... outros discordam.. ou pelo menos acham isso meio que uma pratica incorreta... Uns tem mais tempo e outros nem tempo tem, por isso usam os editores, pois acham um saco esta ali, por no mínimo uns 25 minutos... Isso é como uma droga, vai viciando, até que o usuário ache isso normal... porque todo mundo também edita... ou porque é bem mais prático... ou porque ninguém mesmo vai ficar sabendo que eu estou editando... porque estou fazendo tudo "direitinho". Com essa 5° geração, chegou também as Dream abilities... onde é necessário que no mínimo, se jogue os joguinhos e que se tenha muita paciência para que apareça aquele Pokémon que se deseja. A atual realidade é... Pra quê perder tempo jogando, se eu posso editar a habilidade do poké que eu quiser... e pelo menos eu posso dizer, que eu peguei com um amigo meu... até mesmo eventos japoneses... que também é amigo nessas horas... eu imagino se fosse o contrário... os Japas me pedindo algum Poké que fosse lançado 1° aqui... eu iria entender exatamente o que ele quer e o enviaria (Shiny ou não) e com iVs maravilhosos...
Agora a pergunta... quantos aqui jogam no Dream World e que tenha os 10 000 Pontos que garantem que você possa capturar todos os atuais Pokés do Dream World... acredito que nem metade da metade... agora outra pergunta... quantos jogam com Pokémons que tem alguma Dream abilitie???
Daí eu já tiro... muitas conclusões... agora, eu já imagino, quando a LOP-BR, disser em setembro... "Os atuais Pokémons de Dream World estão liberados"... quantos... quantos vão editar ou pegar de amigos... Enquanto aqueles que realmente jogam diariamente e já estão saturados das musiquinhas ou em perderem uma hora do seu dia precioso pra pegar um Poké lá... estarão morrendo de raiva e de orgulho por terem jogando e passado todo esse tempo em estar lá. Eu particularmente acharia bem engraçado, se por acaso, a Nintendo em setembro/Outubro liberasse mais uma leva de Pokés pro DW, mas só para aqueles que já possuem 15000 ~ 20 000 Pontos... e mais gente vai continuar pegando os Pokés de amigos... mesmo sem nunca ter jogado no DW ou jogou algumas vezes e disse... que saco da Po%#@... deixa isso pra lá... e até hoje não quer mais saber do DW.
Isso não é uma questão de esperteza ou de praticidade... mas sim de respeito principalmente ao seu oponente que está a sua frente; Não em editar a mais... mas adquirir um Pokémon(Principalmente os do DW) de maneira mais original e Legal. Não tenho nada contra os Pokémons shiny nem contra os editores, (quando se no mínimo se respeita os limites), nem levar um critical hit de explosion, ou ser atingido por fissure, Até porque são coisas de jogo, o que o torna mais imprevisível e por isso apaixonante (ou frustante), mas sim, tenho algo contra aqueles que não pensam o quanto aumentar um stat pra causar mais dano, porque um ponto a mais não fará a diferença... pra mim isso é ser covarde, como os que desligam o DS ao perder na Random Matchup... por não saber perder...
Não tenho vergonha em dizer que perdi, porque sim, eu aprendo com meus erros, pra que nas próximas vezes eu não erre mais. Isso serve pra todos aqueles iniciantes, que perdem e acham que a melhor forma de ganhar é editando stats a mais, nos Pokémons mais fortes. Ao invés de estarem fazendo isso, por que não criam novas estratégias ou Pokés para baterem os mais fortes??? A força não é tudo, a estratégia e o momento certo de trocar um poké por outro é o que decide uma batalha. O conhecimento de golpes, habilidades e outros Pokés é o que te dá um maior conhecimento e te leva ao caminho da vitória.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O sombrio terreno do Shark Empty
MensagemAssunto: Re: O sombrio terreno do Shark   O sombrio terreno do Shark Icon_minitime1

Ir para o topo Ir para baixo
 
O sombrio terreno do Shark
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Roda de Bar-
Ir para: